1.000 por mês. Na época que era liberado mandar scrap (recado) em massa pelo Orkut, chegou a faturar quantias maiores. O caso de Rafael não é exclusivo. Como o webmaster, há inúmeras pessoas na rede que ganham dinheiro expondo anúncios de hiperlinks patrocinados, através de programas de afiliação. O analista de sistemas Paulo Lima, 24, tem como única atividade profissional tomar conta do site de variedades que ele desenvolveu chamado "Universo das Tribos".
De acordo com ele, a adesão a programas de afiliação é uma bacana forma para ganhar dinheiro. “Com o que recebo de propaganda consigo viver bem e pagar uma equipe de profissionais freelancers, responsáveis na implantação de tema no site”, disse ele, que utiliza dois serviços de afiliação distintos. Porém, não é só montar um blog e aderir a estes sistemas de publicidade.
É preciso possuir uma legal audiência, para que haja mais oportunidadess de o visitante acessar os anúncios -- daí a contratação de pessoas para a criação de tema no "Mundo das Tribos". Segundo Lima, seu site tem cerca de 400 mil page views (visualizações de página) por dia. Os próximos planos do ex-estudante de redes é fazer qualquer curso mais ligado à comunicação.
“Estou pensando em entrar em um curso de publicidade. Não pelo fato de a profissão solicitar, porém sim por hobby”. Apesar das vantagens, as pessoas que vivem de publicidade na internet assim como enfrentam problemas de instabilidade financeira. 300”, citou Rafael, que mantém websites de tema adulto. “Às vezes é melhor ter um trabalho fixo, já que você domina exatamente quanto vai receber no encerramento do mês”. Mesmo sendo assim, o webmaster não está à procura de emprego. Por não haver garantia a respeito de valores, quem trabalha em atividade de publicidade de links patrocinados sempre busca forma diferente de se precaver. Rafael, a título de exemplo, vai começar a pagar INSS como autônomo.
Neste instante Paulo Lima tem previdência privada e, paralelo a isto, faz investimentos em ações e renda fixa. Há ainda o caso de pessoas que são capazes de revelar com esse dinheiro pra pagar as contas e acabam sendo banidas dos programas de afiliação. Após o começo da veiculação de hiperlinks patrocinados em um site, se os anúncios receberem vários cliques de um mesmo endereço, a conta da pessoa é cancelada e o web site para de ganhar links pagos.
Douglas Lazarini, 21, viveu um caso idêntico com o último narrado. Após publicar seu website na universidade, ele teve a conta de afiliação bloqueada. “Assim que coloquei o endereço no Adsense, avisei pros amigos meus. Um deles chegou para mim e comentou que tinha clicado 50 vezes em uma propaganda - o que vai contra as normas do programa”, disse ele, que teve sua conta suspensa. Mesmo assim sendo, o estudante pretende elaborar, muito em breve, mais 2 web sites e garante que assimilou a lição. “Na próxima vez, só irei publicar e deixar as coisas acontecerem naturalmente", inventa. "Os serviços de hiperlinks patrocinados têm um código que identifica, após definido número de cliques, se uma pessoa está tentando fraudar o sistema de publicidade online”, acababou.
No entanto foi só quando fiz um período no Centro Internacional da Batata que desenvolvi esse amor pela patologia das plantas. Crer em você mesmo. No momento em que estava no Peru, dizia que queria ser cientista, e as pessoas me viam como um animal especial. Todavia eu sabia o que queria ser. É preciso trabalhar muito duro, sair do laboratório ou do escritório e fazer muito networking - não só com pessoas ligadas à área, mas em outros campos, já que elas vão te socorrer a olhar o seu projeto por outra promessa. Isso te permitirá acompanhar os possíveis defeitos.
Foi a partir da minha indispensabilidade como estudante da Faculdade de Duke (EUA) de beber cafeína. No dia em que me dei conta de que estava tomando 4 xícaras por dia, decidi fazer uma folha inteira de chá e refrigerá-la para tê-la pronta. Quando meus amigos iam ao meu quarto pra preparar-se assim como começaram a tomar chá e me perguntaram se podiam comprar. Hoje em dia, alguém pode ser inovadora pela América Latina assim como que poderá ser nos EUA ou no Vale do Silício.